sábado, 1 de junho de 2013

O pedagogo...

           Pedagogo é o profissional formado em Pedagogia, o qual atua em processos pedagógicos, e também educativos ou seja, processos relacionados com o ensino. Ele pode atuar inclusive em empresas, desenvolvendo projetos educativos. Trata-se de um indivíduo preparado para desenvolver um trabalho de educação com qualidade de acordo com todo o conhecimento que o mesmo adquiriu em sua faculdade e em cursos, levando sempre em consideração a legislação vigente. O trabalho do pedagogo está intimamente relacionado com o do professor, operacionalizando projetos, métodos e sistemas pedagógicos das instituições escolares, visando o desenvolvimento do processo de aprendizagem, assim como, identificando as dificuldades dos indivíduos, desenvolvendo práticas e didáticas pedagógicas, sempre mantendo um nível elevado de conteúdo educacional.


FUNÇÕES E ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO


           Para que o pedagogo exerça de forma satisfatória as suas funções, ele deverá trabalhar de maneira determinada, para que possa identificar a realidade de cada problema, solucionando-o de forma favorável, conseguindo assim resultados que auxiliem de forma eficiente o corpo docente. De acordo com o desenvolvimento de seu trabalho podemos salientar algumas funções, como seguem:
1) desenvolver projetos educacionais de modo a contribuir com a profissionalização e crescimento dos educadores.
2) liderar em sistemas educacionais, em níveis de coordenação, supervisão ou ensino.
3) implementar, planejar, e acompanhar a qualidade e o desenvolvimento do ensino.
4) auxiliar o corpo docente conferindo-lhe maior criatividade na aplicação das disciplinas, implementar técnicas de estudo, buscar a integração da escola com a comunidade.
5) organizar os métodos de ensino, sempre almejando inovar, formar grupos de professores competentes e motivados, tendo como conseqüência uma instituição de ensino moderna e referencial.
6) identificar áreas mais “fracas” ou com resultados pobres, entrando com medidas apropriadas para sanar tais problemas.
7) construir e qualificar equipes de ensino.
8) Orientar estudantes em processo de aprendizagem, utilizando-se de métodos psicológicos e pedagógicos.
9) Orientação vocacional, ou seja, orientar jovens na escolha da profissão
10) Desenvolver programas de treinamento empresarial em recursos humanos
11) Assessorar pedagogicamente em serviços de comunicação de massa (jornais, revistas, etc.) e difusão cultural (museus, feiras)
12) Atuar no terceiro setor (ONG’S), na coordenação de programas em saúde, trânsito, meio-ambiente, etc.

Formação
         O profissional que deseja ingressar como pedagogo na área de ensino, deverá cursar o ensino superior em Pedagogia, com duração de quatro anos. É recomendável na hora da escolha da instituição à cursar que seja de primeira linha, pois isso fará diferença no concorrido mercado de trabalho. Após esse período tem-se como opção as especializações em várias áreas como: Administração Escolar, Educação Especial e em Deficiência, Educação Escolar, Formação de Recursos em Educação Infantil e Especialização em Pedagogia Empresarial.

De olho no mercado de trabalho
       Um bom pedagogo, que prima por qualificar continuamente o seu trabalho está atento às modificações no mercado de trabalho, nos métodos de ensino e avaliação de educadores e educandos, para isso , este profissional deverá buscar atualizar-se através de assinaturas de revistas especializadas, estudar novos métodos de ensino, buscar trabalhos já publicados, participação em seminários, congressos e palestras, enfim, estar sempre em estado de motivação, inovação e aquisição de conhecimento. Além disso, convém estar atento também à tecnologia da informação e na área de gerenciamento da educação continuada.
O mercado de trabalho para o pedagogo, assim como tantos outros não deixa de ser concorrido, porém há a possibilidade de atuar em empresas e instituições de ensino públicas ou privadas. Trata-se de um setor em expansão devido ao crescimento demográfico, e sendo assim muitas portas abrem-se constantemente em nível nacional.

Fontes
- O pedagogo. Amigo da criança e intelectual crítico IHU – Unisinos – BRASIL – 10.11.08

- “O pedagogo na escola” – Bomtempo, Luzia – Belo Horizonte (MG)

Nenhum comentário: