sábado, 1 de junho de 2013

Cinema na escola


Objetivos:
 Desenvolver a percepção
Desenvolver as funções sensoriais
Desenvolver as funções motoras


Saber escrever um bom texto, conhecer obras literárias e autores famosos são virtudes extremamente reconhecidas em nossa sociedade. Mas a prática de assistir filmes e debater sobre o seu conteúdo também tem se mostrado altamente relevante para auxiliar na formação cultural das crianças, bem como na formação da cidadania. Utilizado como recurso pedagógico, o cinema explora outras visões de mundo, auxiliando na criação da personalidade e possibilitando enxergar outras práticas sociais. Mas para seu caráter educativo ser colocado em prática é necessário que os pedagogos estimulem o debate e a análise das obras, para que as crianças possam interpretá-las e criar identificação social, podendo assim formar sua própria maneira de enxergar o mundo. No Colégio Magister, em São Paulo (SP), acontece há dois anos o projeto "Cineminha", que consiste na apresentação de filmes aos alunos, seguidos de debates para complementar os temas trabalhados em sala de aula. Tatiana Gola, coordenadora pedagógica do ensino fundamental I, explica como ele funciona.


Qual o papel do cinema na formação dos alunos?
R: O cinema possui o papel fundamental de comunicador social, e tem profunda importância na formação da personalidade de crianças e jovens pois, por meio das imagens e do som, o cérebro das nossas crianças e jovens é estimulado o tempo todo. A imagem é gravada com maior facilidade, e seus efeitos, tanto positivos quanto negativos, deixam suas marcas e mantêm neles um eco prolongado que, às vezes, fica impresso para sempre.

Como o cinema pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania?
R: Por meio da exploração de histórias do cotidiano, que quando são visualizadas são interiorizadas pelos alunos, possibilitando reflexões de atitudes e valores de cidadania.

Como são elaboradas as atividades?
R: As atividades que envolvem cinema são elaboradas como ferramenta de apoio para dar subsídios a temas abordados em sala de aula. As professoras escolhem os filmes de acordo com o que estão desenvolvendo nas disciplinas curriculares, ampliando o olhar dos alunos. Em alguns momentos há a ampliação desse olhar por meio de outros recursos, como por exemplo o livro. Este ano os alunos leram o livro O Fantástico Mundo de Feiurinha e depois assistiram ao filme, podendo comparar as diferentes formas de expressão. Em seguida, elencaram o que era diferente e o que era semelhante em cada uma das linguagens.

Retirado do site: http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/81/artigo194606-1.asp. (Acessado em 26.maio.2013)

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