segunda-feira, 10 de junho de 2013

Manual para aulas de Literatura Infantil

Um manual que possuí todo recurso para aulas de Literatura infantil e contação de histórias, para alunos do 1º ao 5º anos Ensino Fundamental, que possui a seguinte proposta:


O grupo deverá elaborar um Manual para Contação de Histórias contendo diversificadas atividades que podem contribuir com o incentivo ao gosto pela leitura das crianças.
O Manual de Contação de Histórias será composto pelos seguintes temas:
  • A organização de diferentes ambientes para a contação de histórias;
  • A seleção de livros adequados às categorias de leitor;
  • A exploração de atividades de leitura extraclasse com a interação com as famílias;
  • Como elaborar projetos didáticos a partir das histórias infantis;
  • Procedimentos que auxiliam a avaliação do trabalho do professor ao trabalhar com as histórias
Espera-se que a cada etapa das aulas-tema as atividades possam subsidiar o trabalho docente, na tentativa de contemplar as necessidades das crianças de forma criativa, dinâmica e lúdica. Portanto, é nesse sentido que todas as atividades propostas serão desenvolvidas. Portanto, é imprescindível a troca de informações e ideias no fórum de discussão.
Como vimos na atividade colaborativa da Aula-tema 01, as histórias infantis apresentam várias contribuições às crianças; uma delas com certeza é a formação de leitores desde a infância, pois elas marcam e alimentam as fantasias infantis. Por essa razão, a utilização das histórias, principalmente no contexto escolar, propicia à criança o desenvolvimento da imaginação e a possibilidade de interpretação da realidade.
A linguagem literária se fundamenta no lúdico e no faz de conta, portanto, é imprescíndivel que o professor prepare o ambiente para os momentos de contação de histórias, para que as crianças possam interagir com os livros, ouvir as histórias de forma confortável e se divertir com os vários recursos e materiais que o professor pode disponibizar, como fantoches, estante de livros, báu de histórias, brinquedos entre outras organizações.


O "Manual para Contação de histórias":































Nenhum comentário: